O Rolê Cultural: BH pelo olhar de crianças e adolescentes é um projeto que busca fortalecer as ações já desenvolvidas com os jovens atendidos pelo Centro Juvenil Dom Bosco. A proposta é promover a consciência sobre o direito à cidade e incentivar que crianças e adolescentes participem mais ativamente da vida em Belo Horizonte, reconhecendo-se como parte dela e desenvolvendo um senso de pertencimento.
Inspirado pelas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas demandas que surgiram entre os próprios educandos, o projeto tem como objetivo principal proporcionar a adolescentes de 11 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de conhecer melhor os espaços culturais e parques da cidade. A ideia é que eles vivenciem experiências marcantes, pesquisem sobre os locais visitados, usem as redes sociais com propósito e alimentem juntos este blog colaborativo para compartilhar todas as vivências.
Os adolescentes são incentivados a refletir sobre sua identidade cultural, a ampliar seu repertório e a fortalecer sua autoestima. Eles tem espaço para expressar suas opiniões, registrar suas descobertas em textos, fotos e vídeos, e ainda aproximar suas famílias dessas experiências, promovendo mais vínculo e pertencimento.
A proposta envolve cerca de 100 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos do Centro Juvenil Dom Bosco. Durante o processo, eles visitam espaços que eles mesmos escolhem, descobrindo novas formas de se conectar com a história e a cultura local. Além disso, são estimulados a desenvolver habilidades de pesquisa, produção de conteúdo digital e uso ético e criativo das mídias sociais. Mais do que explorar a cidade, o Rolê Cultural quer que esses jovens se reconheçam como parte dela e
protagonistas de suas próprias histórias.
Comentários
Enviar um comentário